Em momentos de crise é que surgem boas ideias. É possível empreender na crise?
Se você entender as demandas do seu público e ainda de ter ideias criativas e inovadoras, com certeza!
Historicamente, as crises mundiais são cíclicas e com duração de 2 anos, em média. Ou seja, se o mercado está ruim agora, não significa que ele vá se manter dessa forma para sempre.
Se olharmos por um outro ângulo, é possível observar que em períodos de crise as pessoas pensam duas vezes antes de investir e empreender. Além disso, alguns negócios até mesmo fecham as portas. Pois bem, para uma nova empresa chegar à estabilidade e começar a dar retorno do valor investido inicialmente, são necessários entre 2 e 3 anos e meio.
Tendo que se preocupar uma concorrência menor, você terá mais tempo para analisar e sentir o seu mercado. Quando a crise começar a passar e o seu setor voltar a se recuperar, você já estará com uma empresa sólida, conhecida e com experiência para sobreviver mesmo em períodos mais hostis.
Onde surgem as oportunidades?
Por exemplo: Um fato comum de toda a crise é que as formas de consumo não param — elas apenas se reinventam. Geralmente crises prejudicam todos os negócios do mundo e em todas as modalidades, mas desta vez, com o coronavírus, foi diferente.
As restrições de deslocamento impostas pela quarentena e a obrigatoriedade de fechar o comércio, não fez com que as pessoas deixassem de consumir itens que são importantes para a manutenção de seu estilo de vida.
A gente não sabe quanto tempo vai durar essa questão do coronavírus, mas o que é perceptível é que cada vez mais as pessoas estão consumindo produtos online e parece que essa forma de consumo permanecerá mesmo após essa crise. A maioria dos meus alunos disseram que a crise não prejudicou sua produção.
Houve um aumento de clientes por diversos motivos.
Prestadores de serviço e profissionais liberais podem começar a atender online, dar consultoria, cursos, oferecer seus produtos etc. Esta é uma oportunidade parar tornar digitais todos os tipos de negócios. Então, as empresas que ainda não estão no mercado digital e no e-commerce, ou quem pretende iniciar um negócio, devem investir em marketing digital, em e-commerce etc.”
Como atuar no universo on-line?
Invista no audiovisual – faça vídeos e fotos profissionais para mostrar os seus produtos na internet, para que seu cliente possa decidir se quer comprar o produto ou não sem precisar ir até a loja.
Disponibilize vídeos no YouTube, Facebook e Instagram e fotos nas redes sociais que encantem o cliente. Quanto melhor a qualidade do material, maiores as chances de fechar vendas.
Todas as etapas que fazem parte de uma venda presencial, desde a apresentação do produto até a pós venda, fazem parte do universo online, através de vídeos, fotos e vídeo chamadas. Com todas as tecnologias à nossa disposição é muito mais fácil vender online e essa é a hora de fazer isso acontecer.
Facilite o pagamento online e o envio do produto – ofereça opções de pagamento online como PayPal, MercadoPago, PagSeguro e facilite ao máximo as formas de pagamento para o cliente. Também ofereça formas de enviar o produto (correios, motoboy etc.).
Analise o perfil do seu cliente
Antes de qualquer coisa, analise muito bem o comportamento e as necessidades do público que você deseja atender.
Analisar a demanda é um ponto crucial no planejamento de qualquer empreendedor, mas em épocas de crise essa atitude é fundamenta, pois é a partir dela que você poderá notar as novas necessidades de consumo, ter ideias de produtos e serviços diferenciados, e até entender o que as pessoas procuram, suas dores e desejos.
Cuidado ao cortar gastos!
Muitas empresas, em momentos de recessão, precisam diminuir os seus gastos para conseguir se manter no negócio. Porém, é preciso analisar bem onde e como cortar esses gastos.
Se cortar demais os gastos, a qualidade do seu serviço pode cair e, consequentemente, seus clientes ficarão insatisfeitos. Ao ver a necessidade de cortar gastos, pontue quais são as suas alternativas. Uma boa sugestão é verificar seu estoque, a entrada e saída dos produtos.
A crise é uma época excelente para começar a otimizar seus processos ou “enxugar” a linha de produção. Não tenha medo de retirar do seu portfólio aqueles produtos ou serviços que não têm tanta saída e que envolvem altos custos de produção e/ou publicidade.
Outra oportunidade de negócio que a crise financeira oferece são os novos fornecedores. Muitas vezes, eles têm uma alta qualidade, mas ainda não são conhecidos no mercado.
Assim, estão mais dispostos a negociar os preços do que os fornecedores mais antigos.
Mantenha a calma e seja racional, pois só assim conseguirá direcionar os seus esforços e investimentos para o lugar certo e tomar as melhores decisões. Não se deixe vencer pelo medo.
Observe o concorrente e faça melhor.
Ter concorrentes não é algo tão ruim. Nem tudo que se vende é algo novo ou inovador no mercado, mas investir em qualidade e preço acessível chamará a atenção das pessoas ao seu produto. Se observar qual é a novidade de mercado do seu concorrente, você poderá ter ótimas oportunidades de negócio ao fazer algo melhor que ele.
Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.