Sete dicas infalíveis para fazer o bolo perfeito

por Patrícia Silveira

Quem nunca ficou chateado ao fazer um bolo e o resultado não sair como o planejado? Para os boleiros de plantão, uma ótima notícia! A Cake Designer, Patrícia Silveira, da Brasil Mais Doce – Escola de Doceria e Confeitaria, listou os sete passos de como fazer o bolo perfeito.

E como sete é o número da perfeição, aproveite essas dicas e faça você mesmo bolos caseiros e para ocasiões especiais com sabor, textura e formas incríveis.

1 – Não tenha medo: é comum acontecer de, mesmo com tudo planejado, algo dê errado. É essencial seguir todos os passos da receita, mas também é preciso lembrar que lidamos com produtos naturais (farinha, manteiga, leite etc). Infelizmente não há como garantir que um pacote de farinha se comporte exatamente como outro. Cada forno também é diferente. Por isso, além de não se deixar vencer pelo medo, também não se culpe, até as melhores boleiras erram.

2 – Leia toda a receita: antes de começar a fazer um bolo, antes mesmo de quebrar um único ovo, leia a receita completa. Verifique os ingredientes, os equipamentos necessários e a temperatura informada para o forno. Em seguida, reúna os equipamentos, separe os ingredientes, meça, pese e verifique a qualidade de todos os itens. Analise todas as fases das preparações e estabeleça uma ordem de execução.

3 – Fique atento à temperatura dos ingredientes: para bolos e derivados (cupcake, pão de mel, bem casados etc), os ovos, a manteiga e o leite devem estar em temperatura ambiente. Retire esses ingredientes da geladeira cerca de uma hora antes do início do preparo e se surpreenda com o rendimento da massa. Para fazer tortas e determinados doces, tudo deve estar o mais frio possível – os ingredientes, a tigela e até mesmo as mãos.

4 – Forre ou unte a forma entes de começar: assim que sua massa ficar pronta, ela precisará ir ao forno imediatamente, assim, é imprescindível que sua forma já esteja untada. Quando o agente levedante (bicabornato de sódio ou fermento em pó) entra em contato com um líquido (por exemplo, ovos ou o leite) dá-se início a uma reação química e um gás é liberado, mas só por um curto período de tempo. Para que você não perca esse gás e ele permaneça no bolo, fazendo-o crescer e tornar-se leve e fofo, você deve, assim que acrescentar qualquer agente de crescimento que estiver usando, colocar toda a massa na forma e dentro do forno o mais depressa possível.

5 – Não abra o forno antes de 25 minutos: se você é iniciante no preparo de bolos, provavelmente ficará morrendo de vontade de ver como as coisas estão evoluindo lá dentro. Isso é natural. Mas é necessário que se tenha paciência e autocontrole. Resista ao impulso de abrir o forno a cada instante. O ar frio de fora vai entrar e interferir no processo de crescimento, e você acabará tendo um bolo solado. Para saber se o seu bolo já está assado, após 25 minutos, basta pressionar os dedos com delicadeza e, se ele voltar à posição inicial, estará pronto. Você também pode espetar um palito no meio do bolo e retirá-lo. Se o palito sair limpo, o bolo estará assado.

6 – Entre de bem na cozinha: se você estiver a ponto de ter um ataque de nervos, pode não ser a melhor hora para entrar na cozinha. Bolos e doces são sensíveis e nossa energia, acredite ou não, passa para o alimento. Seja o que for que estiver pretendendo fazer, a chance de dar errado aumentará incrivelmente.

7 – Observe a validade dos ingredientes: os ingredientes ficam diferentes depois de algum tempo, mesmo os produtos secos. O fermento em pó perde suas propriedades, o mesmo acontece com a farinha e as especiarias secas, que se transformam em “poeira de coisa nenhuma”. Assim, às vezes os bolos ficam solados e sem gosto. Os alunos sempre me perguntam o que fizeram de errado. Eu respondo: “Talvez os ingredientes estejam fora da validade, ou guardados há mais tempo”.

Sugestão: se você faz um bolo uma vez ou outra, utilize um pacote novo de farinha e compre um pote pequeno de fermento.

Patrícia Silveira

Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.

Leia mais artigos do Blog 
Fale conosco
Siga nas Redes Sociais
Copyright © 2024 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.