A falta de tempo que as pessoas têm para cozinhar aumenta a procura por comidas prontas. De acordo com o Sebrae, o público prefere o sabor e qualidade proporcionados pela gastronomia artesanal.
Se você sonha em ter seu próprio negócio e gosta de confeitaria, já pensou em abrir sua própria loja de bolos? Além de ter um custo mais acessível, pois você pode começar na sua própria casa, quem sabe não é o pontapé para ter uma renda extra e conquistar sua independência financeira?
Criamos este post para ensinar a você como realizar tudo isso — desde o conhecimento do mercado até a divulgação do seu negócio. Acompanhe!
Faça uma pesquisa de mercado
Antes de fazer qualquer investimento, é fundamental pesquisar o mercado para descobrir as tendências dos seus produtos e a receptividade das pessoas em comprá-lo. Caso contrário, pode se surpreender ao aplicar o dinheiro em um negócio que não trará retorno.
Procure dados da sua localidade que confirmem a preferência das pessoas. Ainda que já tenha concorrência, talvez exista uma falta em alguns detalhes como na qualidade ou na procura por produtos gourmet.
Existem formulários online gratuitos que agilizam esse processo com pesquisas individuais, como o Google forms. Assim, pode enviar pelas redes sociais e pedir para as pessoas compartilharem, por exemplo.
Verifique qual será o local
Definir onde ficará sua loja de bolos é o próximo passo. As confeitarias precisam expor seus produtos para atrair o cliente pelo desejo, como acontece com as vitrines vistosas. Mas também, trabalhar em casa é uma ótima opção para empreendedores iniciantes, porque reduz ainda mais seu custo inicial e você pode utilizar outras maneiras para essa exibição, como o Instagram.
No entanto, o trabalho em casa requer ainda mais disciplina e foco, pois, a família e os amigos tendem a demorar um pouco em assimilar que você não está à disposição o tempo todo. Se esta for a sua opção, crie horários para ajudar na sua produtividade e informe as pessoas próximas que, apesar de estar em casa, durante aquele período você estará ocupado.
Reúna a documentação
O MEI é uma excelente opção para ter um CNPJ em condição mais acessível. Você pode emitir nota fiscal e ainda tem direito a vários benefícios, como isenção de taxas e aposentadoria.
Para se registrar, basta reunir seus documentos pessoais, se inscrever no Portal do Empreendedor e manter o DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) em dia.
Também é necessário fazer uma prestação de contas mensal, anual e respeitar o limite de faturamento do ano, que é até R$ 81 mil. Se a sua receita já ultrapassa esse valor, será preciso fazer outro enquadramento na junta comercial.
Além de tudo, também é necessário verificar junto à Prefeitura da sua cidade a necessidade de alvarás, como:
• funcionamento;
• corpo de bombeiro;
• vigilância sanitária.
Compre os equipamentos e utensílios
A cozinha precisa ser ventilada e ter entrada de luz natural. Também é fundamental que o local esteja sempre limpo.
Você não quer que seu cliente encontre um fio de cabelo no meio do bolo, não é verdade?
Considere também a utilização de equipamentos para, não apenas proteger a receita de impurezas, mas também, evitar acidentes, como luvas, toucas e aventais.
Confira a lista que preparamos para a sua estrutura mínima:
• fogão
• geladeira
• armários
• micro-ondas
• liquidificador
• batedeira
• forno elétrico
• panelas
• formas para assar as massas
• balanças de precisão
• recipientes para os ingredientes
• mesa para a fabricação e decoração dos bolos
• lixeiras com pedal, entre outros.
Ainda que você trabalhe em casa, é necessário ter equipamentos e utensílios próprios. Se isso for complicado no início, priorize a criação dessa infraestrutura nos primeiros retornos do investimento. Se for abrir uma loja de bolos física, considere também outros elementos, como um balcão de atendimento e um caixa.
Aprenda a calcular o valor de seu produto
Alguns confeiteiros cometem um grande erro ao pensar que o preço final se resume em somar todos os materiais utilizados na preparação da receita e multiplicar por dois.
Quando isso é feito, o confeiteiro assume o prejuízo dos insumos, além de não adicionar sua mão de obra e o lucro no final.
Por isso, siga esse passo a passo para definir o preço do seu produto:
1. faça o levantamento de todo o valor utilizado na receita. Considere todo o material gasto (fitas, papel celofane, caixa para embalar, etc.) além dos ingredientes gastos. Não se esqueça de converter o peso do produto para obter a quantia exata;
2. aplique 35% sobre o total dos materiais que foram usados, para os gastos mais difíceis de serem mensurados (água, luz, internet, etc.).
3. inclua o valor da sua hora de trabalho ao considerar o tempo investido, desde a preparação até a entrega final.
4. depois de somar o custo de total da receita, adicione o percentual de lucro sobre o valor do produto.
Observe a concorrência
Observar a concorrência pode lhe trazer várias ideias. Por exemplo, enquanto você tem dificuldade de conseguir clientes, percebe que outro confeiteiro — com produtos semelhantes — tem uma lista enorme de encomendas. O que ele tem feito para alcançar esse resultado? É a qualidade do produto? Divulgação? Parcerias? Vale a pena pesquisar tudo isso.
Faça, também, uma pesquisa para entender o seu diferencial competitivo em relação aos outros confeiteiros. Isso vai ajudá-lo a utilizar os pontos positivos e ter atenção aos pontos críticos. Para isso, você pode responder algumas perguntas:
• Por que seu público deve escolher os seus produtos?
• Como seus bolos atendem a necessidade do cliente?
• Seu valor é acessível?
• Quais estratégias dos concorrentes podem ser utilizadas?
• Você tem aproveitado a tendência do mercado?
Tenha um bom fornecedor
Encontrar bons fornecedores pode ser uma preocupação. Além de a qualidade interferir no produto final, obter melhores condições de preço faz toda a diferença no valor do produto. Por isso, sempre pondere o melhor custo-benefício.
O custo e tempo do transporte para buscar um material também devem ser considerados. Outra dica é ter clientes de confiança quando precisar testar um ingrediente novo antes de comprar em grande quantidade e alterar uma receita, por exemplo. Construa bons relacionamentos e crie parcerias, isso também fará uma grande diferença.
Aprenda a divulgar o negócio
Por fim, depois de abrir sua loja de bolos, é hora de conquistar clientes. E, existem diversas maneiras de fazer isso. Você pode avisar seus amigos pelo WhatsApp, criar promoções de inauguração e oferecer pequenas degustações em locais estratégicos, como faculdades e feiras.
Nesse mercado, lembre-se que a imagem é a alma do seu negócio. Invista em imagens bonitas e de qualidade, tanto para mídias digitais quanto impressas. O Pixabay é um banco de imagens gratuitas que contém fotos lindas com um design impecável. Por meio do Canva, você também pode criar suas próprias artes, sem precisar contratar um profissional.
Contudo, priorizar o uso das fotos dos seus próprios produtos vai valorizar ainda mais sua loja de bolos, ao passar originalidade e despertar o desejo para a compra.
Se você gosta de confeitaria, ter uma loja de bolos é uma ótima oportunidade para começar a empreender. Afinal, gostar das atividades e acreditar no negócio é a primeira etapa na escolha de qualquer trabalho.
Além disso, obter conhecimento sobre o mercado é fundamental. Ao fazer um curso profissionalizante de confeitaria você aprende as melhores técnicas para aplicar nos seus produtos.
Com essas dicas, você finalmente se tornará um confeiteiro profissional.
Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.