Como vender meus produtos?
6 Dicas para ter sucesso em vendas

por Patrícia Silveira

Não é novidade para ninguém que não basta fazer um produto com um visual incrível e sabor surpreendente para chegar até o público-alvo, não é mesmo? Ainda mais para quem está iniciando a vida como confeiteira ou doceira.

Se tornar conhecido e ser indicado por clientes é um processo que demanda muito trabalho, que vai além de produzir os bolos e doces. Pensando nisso, a Brasil Mais Doce selecionou as melhores dicas para você empreender com sucesso e conquistar uma clientela fiel.

1 – Trace o perfil ideal do seu cliente
Para conhecer seu cliente, não é preciso ir longe. Basta se colocar no lugar dele e entender quais os motivos o fazem contratar o produto ou serviço que você quer oferecer. Quais aspectos dessa oferta o agradam, o que o leva a escolher entre uma empresa ou outra?

2 – Tente responder as seguintes perguntas:
– Qual a idade do comprador? Criança, jovem, adulto, idoso?
– O comprador é homem ou mulher?
– A pessoa compra sozinha ou alguém mais a influencia? Quem é o influenciador?
– Como o comprador fica sabendo do produto? Propaganda, redes sociais, indicação?
– Qual o primeiro contato da pessoa com a empresa? Telefone, site, loja física?
– Que meios de comunicação ele usa para contatar a empresa? E-mail, chat, telefone, WhatsApp…

3 – Aumente seu carisma
Trate seu cliente com cordialidade e reciprocidade. Isso aumentará sua chance de receber um “SIM”. As pessoas tendem a comprar e dizer sim para aquelas de quem gostam mais. Responda os e-mails, as perguntas via WhatsApp e todos os comentários. Estabeleça um diálogo.

4 – Seja específico em suas mensagens
Isso aumenta sua credibilidade. Quando você não é específico as pessoas tendem a achar que você está mentindo. Por exemplo, brigadeiros gourmet: feito com produtos de qualidade (ERRADO); brigadeiros gourmet: feito com chocolate nobre, leite condensado Moça e confeitos da Callebaut (CORRETO).

5 – Invista em marketing
Participe de feiras relacionadas ao seu produto, ofereça degustações e distribua cartões de visita e folders. Trabalhe bem suas redes sociais e site. Eles são a representação do seu negócio na internet.

6 – Calcule o valor de venda do seu produto
– Liste todo o material gasto com a receita e identifique o valor de cada item.
– Registre o valor dos insumos (água, luz, telefone, aluguel, etc)
– Normalmente é calculado 25% sobre o valor do custo da receita.
– Calcule o valor do tempo gasto para fazer o produto.
– Verifique, de acordo com o mercado, o lucro que deseja ter (30%, 50%, 100%).
– Levante o custo com transporte (caixa, sacola, gasolina, etc.).
– Some todos os valores e divida pela quantidade de doces ou bolos produzidos para determinar o valor da unidade.
– Verifique se o valor encontrado está equivalente ao o valor de mercado.

ATENÇÃO! Antes de abaixar o preço lembre-se: “Quem vem por preço, por preço vai embora. Quem vem por valor, fica”. Quando você reduz seu preço, você coloca seu negócio em risco. Existem pessoas que não procuram por preço e sim por resultado.

Patrícia Silveira

Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.

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