Como divulgar meu trabalho nas redes sociais? Se você está pensando em oferecer seus serviços de alguma forma, já deve ter se feito essa pergunta. Atualmente, a internet é um dos canais mais fortes de comunicação entre empreendedores e clientes, fazendo toda a diferença para o seu negócio.
São muitas as opções existentes para expor seus serviços, incluindo o Instagram, o YouTube, o Facebook, o Pinterest, o WhatsApp e por aí vai. Cada uma delas tem suas características específicas, mas algumas sugestões servem para todas na hora da divulgação.
Neste post, vamos dar cinco dicas de como mostrar seu trabalho e aumentar seus negócios utilizando esses meios. Continue lendo para saber mais!
Tenha boas fotos e vídeos
A maioria das redes sociais atualmente utiliza esses dois recursos, permitindo que você exponha seus produtos e até seu processo de criação. As imagens e vídeos com certeza chamam muito a atenção do público, destacando seus serviços e atraindo seguidores.
Para conseguir esses resultados, porém, é necessário investir na qualidade das suas produções. Existem muitas ferramentas de fácil utilização e até gratuitas, como o Canva e Gimp para edição de fotos, ou Openshot e Movavi para vídeos. Você pode procurar por tutoriais e dicas para deixar seu perfil com imagens lindas!
Mantenha constância nas postagens
Além de gerar conteúdos de qualidade, é importante manter os seus perfis sempre ativos. Isso é algo que os clientes reparam ao lhe seguir ou ao conhecer sua página pela primeira vez. Se as postagens forem antigas, eles podem, por exemplo, desistir de entrar em contato, pois ficam com a impressão de que o negócio está “parado”.
Claro que é preciso ter bom senso e não se preocupar apenas em lotar o feed, mas a frequência é importante. Com o tempo, você vai testando e descobrindo a melhor constância para cada rede social.
Uma boa ideia é programar as postagens, recurso oferecido pela maioria das mídias. Assim, você prepara seus conteúdos na melhor hora para você e eles são lançados na rede no momento determinado.
Interaja com os clientes
Se relacionar com o público é outro fator que faz toda a diferença para o seu trabalho nas redes sociais. É importante sempre notar seus seguidores e visitantes, mostrando que são valorizados.
Assim, sempre responda comentários e mensagens privadas. Isso vale para tudo: desde dúvidas e sugestões até apenas elogios carinhosos. Seguir as pessoas de volta também é uma boa ideia. Além disso, lembre-se de ter constância nessas atividades também. Não deixe passar muito tempo para responder.
Tenha estratégias definidas
Para utilizar as redes sociais de maneira adequada, sem se sobrecarregar com essas tarefas, é importante ter um planejamento de acordo com suas demandas e possibilidades. É preciso definir, por exemplo, quando os posts serão criados, quando serão feitas as interações com o público e como você pode conciliar isso com o restante do seu trabalho.
Algo que pode lhe ajudar muito é contratar uma consultoria de marketing. Contratar um profissional que tem experiência em gerir mídias sociais vai lhe ajudar a escolher entre as muitas opções disponíveis, criar uma estratégia que funcione, monitorar os resultados e muito mais. Tudo isso vai lhe deixar tempo e disposição para se dedicar ao que você realmente gosta.
Crie conteúdo para além das vendas
Para conquistar seus clientes, é importante não ficar só na divulgação direta de produtos e valores, por exemplo. O público fica mais atento a conteúdos que trazem benefícios ou informações interessantes, então pense no que você pode oferecer para além dos seus serviços em si.
No ramo da confeitaria, por exemplo, você pode postar vídeos dos doces sendo preparados, dar dicas para usar na cozinha, falar de novidades no seu segmento e por aí vai. Compartilhar depoimentos dos clientes e resultados dos seu trabalho — como mesas que você montou — também é uma boa ideia.
Com essas dicas, fica muito mais fácil se divulgar nas redes sociais! Lembramos, por fim, que é importante identificar qual rede se encaixa melhor no seu trabalho: de acordo com os serviços que você oferece, pode ser mais indicado focar na rede que dá destaque a textos, fotos, vídeos ou áudios, por exemplo.
Esperamos ter ajudado a responder à pergunta “como divulgar meu trabalho nas redes sociais”.
Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.