Transportar um bolo pode parecer tarefa fácil, mas é um verdadeiro desafio para os boleiros e boleiras de plantão. Quem pensa que o transporte do bolo é a última fase do processo de entrega da encomenda para o cliente, está muito enganado.
É preciso, antes mesmo de começar a fazer o bolo, planejar direitinho como irá fazer o transporte de forma segura para que o seu pedido chegue lindo e inteiro ao local da festa.
Confira estas dicas e garanta uma entrega segura aos seus clientes.
1 – Tenha sempre uma caixa grande para caber o bolo e use papel filme ou celofane para vedar a caixa. Nunca transporte sua encomenda destampada como muitos programas de TV exibem, sem nenhuma higiene.
2 – Verifique, antes de colocar o bolo dentro da caixa, se ela entrará no carro, pelo porta malas ou pela porta lateral. É importante também que a caixa entre e saia sem ter que inclinar. Teste antes.
3 – Procure o local mais reto do carro, geralmente o piso do carro, ou o porta malas. Encontrando o local adequado, coloque uma espuma fina de mais ou menos 7cm e sobre essa espuma o bolo. Outra dica são estes tapetes anti-deslizantes, que você compra por metro. Custam bem barato e podem salvar o seu bolo.
4 – Topos de bolos, especialmente os com bonequinhos, devem ser levados separadamente, acomodados em uma caixa, e colocados no bolo no local.
5 – Planeje bem para deixar o bolo pronto várias horas, ou de um dia para o outro, antes de iniciar o transporte. Isto vai te dar uma tranquilidade ao ver que nada aconteceu, ou seja, não afundou, não derreteu, não escorreu calda, não descolou nada e provavelmente não vai acontecer durante o evento. E também vai dar tempo para tudo secar e firmar bem antes da entrega.
6 – Segurando o bolo já pronto com as mãos pela base, de uma boa balançada, inclusive batendo um pouco na bancada, para imitar movimentos que com certeza irão acontecer durante o trajeto, e veja o que acontece. É melhor saber antes, e resolver ainda na sua cozinha, todos os problemas, do que ter surpresas (nada agradáveis) quando chegar no local da festa.
7 – Saia com muita antecedência para fazer a entrega. Especialmente se tiver que fazer algum trabalho ainda no lugar, como montar o bolo, colocar o topo, entre outros.
8 – Leve sempre um kit emergência, com decorações extras que você utilizou, cone de papel com glacê real, estecas, um pouco da pasta que utilizou, para resolver eventuais problemas no local.
9 – Guarde a caixa que usou para transportar pois com certeza irá utiliza-la novamente.
Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.