Quem disse que para começar a trabalhar como confeiteiro e doceiro é preciso ter aquelas cozinhas super equipadas que aparecem na TV? No post de hoje, vamos lhe mostrar alguns utensílios e dicas básicas sobre como montar uma confeitaria, para você fazer tudo com bastante tranquilidade!
Para a Cake Designer Patrícia Silveira, que está à frente da Brasil Mais Doce – Escola de Doceria e Confeitaria, a grande dica é adquirir o material de acordo com a encomenda que receber. Assim, com o tempo, terá muitos utensílios sem precisar fazer dívidas, pois afinal, no início, o lucro é menor.
Vale ressaltar que, além de pensar nos materiais e produtos necessários, um bom planejamento geral faz toda a diferença. Desse modo, você começa seu negócio com mais preparo, direcionamento e clareza, o que contribui para o seu sucesso. Vamos falar disso com maiores detalhes mais a frente.
Antes de mais nada, vamos conhecer os principais itens para trabalhar em uma cozinha básica. Confira!
Tigela
Esse é um acessório bem importante e pode ser do tipo que você preferir. As de cerâmica conservam os ingredientes frios: portanto, são boas para fazer tortas. Mesmo assim, as de plástico também são muito úteis.
Batedeira
No começo você pode usar um modelo simples, o mais barato possível. Mas depois de algum tempo, com o aumento da produção, o motor pode queimar. Assim que possível, compre uma batedeira planetária. Ela aumentará sua produção, uma vez que consegue bater uma quantidade maior de massa e faz a massa aumentar, rendendo mais. Manter sempre um par de mixer manual também é uma ótima dica, que pode salvar o dia em casos de emergência.
Peneira
É necessária para retirar os grumos dos ingredientes secos (farinha, açúcar de confeiteiro, etc.). Além disso, a peneira também serve para adicionar ar à mistura, garantindo, assim, bolos mais leves e fofos.
Espátulas de silicone
Esse utensílio é tão incrível para raspar sua tigela que você, provavelmente, vai obter massa para uma metade extra de bolo. Exageros à parte, realmente é um utensílio fabuloso para raspar a tigela e para não deixar o doce na panela quando estiver indo ao fogo. Quanto a ser de silicone, é recomendável por ser mais higiênica.
Grade para resfriamento
Ao retirar o bolo do forno é preciso colocá-lo sobre uma grade. Este procedimento deixa o ar quente evaporar do bolo recém-assado, para que ele não continue a cozinhar em seu próprio vapor. Você pode utilizar a grade do próprio fogão.
Pote hermético
Acredite, sempre sobra um pouco de recheio ou cobertura. Se você deseja que seu produto se mantenha fresco, deverá colocar essas sobras em potes que fecham hermeticamente, para continuarem frescas e saborosas por mais tempo.
Fôrmas
Invista em formas para bolo com abertura na lateral ou fundo removível, além de formas para torta, cupcake, bem-casado, pão de mel, rocambole, bolo de rolo e roll cake, dependendo das sobremesas que você pretende preparar.
Você pode começar investindo naqueles mais adequados para os produtos que serão feitos com maior frequência e ir aumentando sua coleção com o tempo, conforme as demandas forem exigindo. Confira quais são as principais formas utilizadas!
Medidores de colher e de xícara e balança digital
Cozinhar é uma arte e assar bolos é uma ciência. Portanto é necessário muita precisão para evitar os erros. O uso de medidores de xícara e colher, ou de preferência uma balança digital, é fundamental.
Kit para confeitar
Há muitos kits no mercado, todos contendo uma seleção de bicos de formatos diferentes, alguns sacos de confeitar e às vezes até manual de instrução. Se você comprar os bicos separadamente poderá escolher os que realmente vai utilizar.
Rolo para abrir pasta americana e estecas
Se você pretende trabalhar com pasta americana deverá adquirir um rolo para abri-la, além de um conjunto de estecas. Quanto mais pesado for o rolo, com maior facilidade abrirá a massa. Existe um conjunto de estecas básico, com oito peças, de diversas marcas (Mago, Celebrate) que atende perfeitamente.
Estufas refrigeradas
Com o passar do tempo e o aumento de sua produção, um investimento muito importante para a qualidade do seu negócio são as estufas refrigeradas ou vitrines para bolo. A maioria dos bolos, doces e salgados precisa ser mantida em um espaço refrigerado para permanecer conservada e boa para o consumo.
As duas peças têm funções similares. As vitrines têm a vantagem de expor de maneira atraente seus produtos para os clientes então, escolha aquela que combina bem com o estilo do seu estabelecimento e, claro, seja adequada para o seu custo-benefício.
Prateleiras
Seja em cozinhas pequenas ou grandes, as estantes e prateleiras são ótimas para aproveitar o espaço. Com esse tipo de móvel, você mantém sua confeitaria organizada e arrumada, o que faz toda a diferença para trabalhar bem com os alimentos, não é mesmo?
Liquidificador industrial
A princípio você pode usar um modelo simples mas, com o tempo e aumento dos pedidos você precisará comprar um modelo industrial.
Diferentemente dos liquidificadores domésticos, esse utensílio é planejado para trabalhar por mais tempo e com maior quantidade de alimentos. Existem vários tipos de liquidificadores nessa categoria, sendo necessário se informar para escolher o mais adequado.
Algumas outras dicas de como montar sua confeitaria
Para ter ainda mais sucesso ao abrir sua confeitaria, é preciso levar alguns outros detalhes em consideração. A estrutura do local deve ser adequada para acolher os equipamentos, realizar a produção e receber seus clientes, por exemplo.
Avalie o espaço e suas condições para montar o negócio.
Além disso, é importante pensar na localização e no seu público-alvo: para quem se destinam seus doces e onde essas pessoas costumam estar? Ou então, qual é o perfil dos moradores da região onde a confeitaria será aberta? Qual tipo de doces eles gostam? Quando você pensa nessas questões, aumenta suas chances de atrair e fidelizar os seus consumidores.
Por fim, não se esqueça que uma formação em confeitaria faz toda a diferença para começar nesse ramo. Assim, você garante mais conhecimento, profissionalismo e qualidade ao seu trabalho, além de se valorizar frente ao mercado.
Esperamos que tenha gostado das dicas de como montar uma cozinha e abrir sua confeitaria!
Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.