Para quem está iniciando na vida de confeiteiro se adaptar a nova linguagem da confeitaria, o ‘confeitês’ pode ser um desafio, mas que com o tempo todos tiram de letra. Veja agora alguns dos termos mais utilizados na confeitaria:
1 – Creme de confeiteiro – creme básico da confeitaria feito com leite, açúcar, amido de milho e baunilha.
2 – Bico Russo – é um tipo de instrumento especial para decorar diferentes preparações, como bolos cupcakes, etc. Você pode adquirir peças únicas e também kits com ponteiras de diferentes formatos.
3 – Blindar o bolo – preparar o bolo para que ele fique lisinho, sem quebras e possa receber a pasta americana perfeitamente.
Clique aqui e aprenda aqui como blindar o bolo com ganache. Clique aqui para aprender a aplicar a pasta americana.
4 – Bolo espatulado – simples e sofisticados são indicados para qualquer tipo de evento. O seu acabamento é feito com buttercream, sendo uma boa opção para substituir os bolos com pasta americana e chantilly.
5 – Drip Cake – ou bolo escorrido é uma tendência da Confeitaria no Brasil e em outros países. Além do destaque para a cobertura, essa produção permite que o confeiteiro explore sua criatividade e complete a decoração com flores, frutas, chocolates, macarons, entre outros.
6 – Entremet – tortas feitas na maioria das vezes de uma camadinha de bolo com mousses por cima. Pode ter recheios variados e cobertura.
7 – Fouet – batedor de arame (ou silicone) usado para bater chantilly e claras entre outras preparações.
8 – Ganache – basicamente mistura de chocolate derretido com creme de leite. É a base da trufa.
9 – Glaçagem/Bolo de Vidro – usada na cobertura de bolos e tortas. É uma técnica mais fluida e com acabamento mais brilhante que proporciona um efeito incrível no bolo.
10 – Glow Cake e Flores em Shiny Buttercream – é um bolo coberto por glitter comestível que está em alta nas confeitarias brasileiras. Além de impactar pela beleza, ele também compõe a decoração do ambiente e é delicioso.
As flores em Shiny Buttercream dão um toque todo especial tanto para a Glow Cake quanto para outras produções. O creme é produzido com base em chantilly, manteiga, glucose e glacúcar.
11- Merengue – claras batidas com açúcar três tipos: Francês (usado para fazer suspiros – claras em neve com açúcar); Suíço (claras batidas com açúcar em banho Maria – usado para confeitar); Italiano (claras em neve batidas com calda quente de açúcar – mais conhecido por marshmallow – daquele para cobrir bolos).
12 – Naked Cake – Esse tipo de bolo conta com camadas de massas unidas pelo recheio, que fica exposto e também faz parte da decoração. Produz um efeito muito interessante nas mesas de festas e a ornamentação pode ser feita com frutas, flores, papel entre outras aplicações criativas.
13 – Pão de Ló – Bolo feito exclusivamente de ovos, farinha e açúcar.
14 – Silpat – tapete de silicone muito usado por confeiteiros. É colocado sobre a assadeira e substitui o papel manteiga para assar biscoitos e outras preparações.
15 – Temperar o chocolate – o chocolate puro (sem gordura hidrogenada) quando derretido precisa passar por choques de temperatura (quente/frio) para que seus cristais mais finos possam ser formados novamente e assim ter um chocolate brilhante.
Gostou de aprender os significados desses termos? Conte para a gente qual a sua dúvida na confeitaria ou qual palavra importante ficou de fora dessa lista.
Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.