Aprenda a calcular o valor do seu produto!

por Patrícia Silveira

Leia este post e aprenda a calcular corretamente o valor do seu produto de confeitaria.

Na Escola de Confeitaria Brasil Mais Doce, os alunos aprendem da maneira correta a calcular o valor final do produto. Essa é uma tarefa de extrema importância e é preciso estar atento para cobrar um preço justo: nada de encarecer demais o produto ou levar prejuízo.

A Cake Designer Patrícia Silveira, da Brasil Mais Doce – Escola de Doceria e Confeitaria, separa de forma estratégica, os cinco itens fundamentais que compõem o cálculo do valor do produto.

Itens fundamentais para composição do valor do produto

1. Materiais: é importante mensurar os materiais utilizados desde o momento do início da produção até a sua entrega. Exemplo: ingredientes, embalagens, forma de entrega etc.

2. Insumos: são os itens que geralmente não são calculados, mas que precisam entrar nessa conta para que você consiga calcular corretamente o preço do produto. São eles: água, luz, aluguel, internet, produtos de limpeza etc.

O insumo é calculado com base no valor gasto com os materiais, normalmente 35% sobre o valor gasto com o material cobre o valor gasto com o insumo. Exemplo: se o investimento em materiais foi de R$50,00, o custo com insumos será de R$17,50.

3. Mão de obra: é o tempo gasto para fazer o produto. Esse é o seu salário e/ou o salário de funcionários. Anote todo o tempo gasto em cada etapa da preparação e inclua o tempo gasto com limpeza organização etc.

Se for fazer a entrega calcule este valor à parte. Some o tempo gasto para cada etapa e multiplique pelo valor da sua hora de trabalho.

4. Lucro: é o dinheiro usado para o crescimento da empresa. O lucro não é salário. É importante observar o mercado para definir a porcentagem do lucro. Pode variar de 20% a 100%. No lucro é que podemos mexer (aumentar ou diminuir para conquistar o cliente).

E é aqui, no lucro, que também podemos definir um desconto para fidelizar o cliente ou fazer algum tipo promoção. Lembre-se do ditado: “o que vier e lucro”!

Mas atenção! Antes de abaixar o preço, lembre-se: quem vem por preço, por preço vai embora. Quem vem por valor, fica. Quando você reduz seu preço, coloca o seu negócio em risco. Os melhores clientes procuram por qualidade.

Por isso, é muito importante para o sucesso do seu empreendimento que você aprenda a calcular corretamente o preço do seu produto de confeitaria!

5. Valor Final: é a soma de todos os valores dividido pela quantidade de produtos produzidos em uma receita e, assim, determinar o valor de cada unidade.

Quer saber mais? Assista ao vídeo da Cake Designer Patrícia Silveira sobre como calcular o valor do produto!

Agora que você já sabe quais são os itens fundamentais que compõem o cálculo do valor do produto, aprenda a usar esse conhecimento na prática!

Clique Aqui e comece agora o Curso Como Empreender e Lucrar com a Confeitaria e aprenda, de uma vez por todas, a calcular corretamente o valor do seu produto e como administrar o seu negócio para não ter prejuízos. Conheça todo o conteúdo do curso agora mesmo!

Os cursos da Brasil Mais Doce – Escola de Doceria e Confeitaria, visam proporcionar aos alunos uma experiência personalizada, com foco no aprendizado prático.

 

Patrícia Silveira

Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.

Leia mais artigos do Blog 
Fale conosco
Siga nas Redes Sociais
Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.